Quem somos

Este blog tem o objetivo de publicar a produção de textos dos alunos das turmas de Laboratório de Jornalismo Impresso, PUC-Rio, 2012.2.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Dois esportes voltam às Olimpíadas

Camila Chahon

Diferente das edições anteriores, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro terão 28 esportes, totalizando 38 modalidades, enquanto Londres teve 26 esportes e apenas 29 modalidades. Duas vagas estavam em aberto e sendo disputas por: rugby, squash, caratê, patinação sobre rodas, golfe, softbol e beisebol, todos ex-participantes dos jogos. Rugby e o golfe venceram a votação e foram os últimos esportes a completarem o quadro de esportes. 

Por não ter uma tradição nesses esportes, o Rio de Janeiro também não tem o lugar adequado para realizar as competições. O rugby, assim como o futebol, é praticado em campos de grama e meias, chuteiras e bola completam as necessidades para a prática. Pela grande semelhança do rugby com o futebol, o Comitê Olímpico Internacional (COI) selecionou o Estádio Olímpico João Havelange e o São Januário – sede do clube Vasco da Gama - como possíveis casas do esporte, mas a preferência pela sede vascaína é grande. Caso seja escolhido, o estádio passará por reformas.

A confirmação do rugby como esporte Olímpico veio quando Londres estava se preparando para sediar os jogos que foram realizados este ano. Como o rugby é um esporte tipicamente londrino, os ingleses então sugeriram a entrada do esporte nos jogos como uma demonstração. Para isso, o governo construiu um estádio olímpico – a ser dividido entre o atletismo, o rugby e o futebol - com capacidade para 80 mil pessoas.

Há 112 anos longe das Olimpíadas, o golfe retorna em grande estilo. Um projeto foi selecionado através do Concurso Nacional de Projetos de Arquitetura, do IAB-RJ, e será construído às margens da Lagoa do Marapendi, na Barra da Tijuca. Com aproximadamente 950 mil metros quadrados, o terreno tem , áreas em degradação que será integrada à Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque Municipal Ecológico do Marapendi e terá toda sua vegetação restaurada. 
Fonte: Rio 2016

Pedro Évora, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, tem motivos de sobra para comemorar. Seu avô foi um dos atletas que ganharam a primeira medalha olímpica do Brasil (bronze) em esportes coletivos, com o basquete, na primeira edição dos Jogos Olímpicos de Londres, em 1948.

Outros esportes, assim como o rugby e o golfe, também foram excluídos das Olimpíadas. O Croquet deixou de ser parte do programa olímpico devido à falta de interesse do público. Já o Polo Equestre foi pelos altos custos de transportes e cuidados necessários - cada jogador utiliza, em média, sete cavalos por jogo e cada partida tem sete tempos, o que dá uma exigência de XX cavalos por jogador.