Quem somos

Este blog tem o objetivo de publicar a produção de textos dos alunos das turmas de Laboratório de Jornalismo Impresso, PUC-Rio, 2012.2.

segunda-feira, 29 de outubro de 2012


Olimpíadas já geram empregos no Rio



Em 1896, 241 atletas disputaram a primeira Olimpíada organizada pelo Comitê Olímpico Internacional (COI). No entanto, foi apenas quarenta anos atrás, em Munique, na Alemanha, que os Jogos começaram a crescer e a gerar renda e empregos a partir da venda dos direitos de transmissão para a televisão. Em 1996, em Atlanta, nos Estados Unidos, esse foi um negócio de US$ 160 milhões. Em junho, em Londres, o evento contou com 10,5 mil atletas e um público estimado de 450 mil pessoas. Só os direitos para a TV movimentaram US$ 4 bilhões.

 Os próximos eventos esportivos que serão realizados no Brasil, incluindo a Copa do Mundo e as Olimpíadas de 2016, já estão começando a movimentar o mercado profissional e proporcionando uma abertura maior de novos empregos. Esse mercado não se restringe somente aos setores ligados diretamente ao esporte e turismo, mas sim está englobando os setores de infra-estrutura, informática, tecnologia da informação, construção civil, marketing , comunicação e serviços como: turismo, hotelaria, bares, restaurantes, hospedagem e lazer. Além de incentivar a realização de empreendimentos e investimentos em diversos setores da economia nacional.

 Segundo pesquisa da Fundação Instituto de Administração (FIA), as contratações, até 2016, em todo o país, deve ultrapassar mais de 120 mil empregos diretos e dois milhões de indiretos . O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016, por exemplo, opera hoje com 321 funcionários, mas neste ano e no próximo outros 550 serão contratados. Em 2014, serão mais mil e, no ano seguinte, dois mil. No total, a organização prevê a criação de mais de quatro mil empregos, entre temporário e permanente, além de 70 mil voluntários.

 Um bom exemplo de como não é necessário ter uma carreira no setor para trabalhar com Olimpíada foi a mais recente contratação do comitê da Rio 2016: o general de divisão Marco Aurélio Costa Vieira, que ocupava a posição de diretor de educação superior do Exército desde 2009, é o novo diretor de operações dos Jogos. Ele se relacionará com os comitês olímpicos nacionais, administrará a Vila dos Atletas, será responsável pela cerimônia de abertura e encerramento e, ainda, pelo transporte, segurança e tecnologia entre outras funções. Apesar de não ter experiência na área, o general Costa Vieira é doutor em ciências militares com ênfase em logística e gestão.

Atualmente estão sendo contratados profissionais para os cargos executivos, explica o diretor de recursos humanos do COB, Henrique Gonzales, e todas as oportunidades do comitê estão disponíveis no site www.rio2016.com. As vagas atuais vão de tradutores, desenhistas e arquitetos a gestores de projetos e de patrocínios. De acordo com Gonzalez, haverá também oportunidades nas áreas financeiras, de tecnologia e de administração. Henrique diz também que : "Nesses casos, buscaremos executivos com experiência em outros eventos esportivos, que saibam lidar com assuntos como patrocínios e licenciamentos."

Quem já quiser ir se inscrevendo, o site oficial dos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos Rio 2016 (www.rio2016.org), já destaca algumas vagas de emprego, principalmente, nas áreas jurídica, TI, RH, comercial, marketing e gestão de projetos. Há também oportunidades especificas, tais como para analista de venda de patrocínios e especialista em serviços dos Jogos Olímpicos.


Por Raffaela Cardoso