Quem somos

Este blog tem o objetivo de publicar a produção de textos dos alunos das turmas de Laboratório de Jornalismo Impresso, PUC-Rio, 2012.2.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

A Saga do Golfe

Georgia Gomide

Escolhido pelo Concurso Nacional de Projetos de arquitetura, do IAB-RJ, o projeto vencedor da nova sede do campo de golfe dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio-2016 dos arquitetos Pedro Évora e Pedro Rivera, sócios do escritório Rua Arquitetos. Eles foram os escolhidos entre 56 participantes para executar o projeto que contará com uma área social com restaurante e bar, vestiários, loja, estrutura de administração, varanda com vista sobre o campo e espaço destinado a eventos. Ex-alunos da UFRJ, ambos têm menos de 15 anos de formado, como previa o regulamento do concurso, cujo objetivo era atrair a participação de jovens arquitetos.

Projeto vencedor
Foto: Divulgação IAB

O custo da obra, que ainda não foi divulgado, será pago pelo empresário Pasquale Mauro e a construtora Cyrella, os donos do terreno. Já a execução do projeto será atribuição do escritório americano Gil Hanse Golf Course Design, escolhida em março pelo comitê da Rio 2016. Segundo um dos autores do projeto, Pedro Évora, a obra levará cerca de oito meses para ser concluída e deverá ser iniciada em no máximo três meses.
Outra questão que deve enfrentar barreiras na Justiça é o fato de membro licenciados da direção do IAB terem sido autorizados a participar do concurso. Esse problema já apareceu na licitação para as obras do Porto Olímpico. Em maio, a Justiça concedeu liminar ao Ministério Público Estadual obrigando a prefeitura do Rio a anular o concurso para o projeto, vencido por um membro do conselho deliberativo do IAB-RJ (Instituto dos Arquitetos do Brasil), um dos responsáveis pela licitação.