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Este blog tem o objetivo de publicar a produção de textos dos alunos das turmas de Laboratório de Jornalismo Impresso, PUC-Rio, 2012.2.

terça-feira, 9 de outubro de 2012

Governo revê plano para nova linha de metrô


Lúcio Oliveira  

Após muitas críticas e abaixo-assinados pedindo uma nova linha de metrô ligando o centro da cidade à Gávea pelos bairros internos da Zona Sul, o governo estadual cedeu e anunciou que o projeto já está em andamento. Na Alemanha, o secretário estadual da Casa Civil, Regis Fichtner, acompanhado de representantes da RioTrilhos e da Concessionária Rio Barra, confirmou que já foram iniciados os estudos de referência para a contratação do projeto de expansão do metrô que ligará a Gávea ao Centro com estações pelos bairros do Jardim Botânico, Humaitá, talvez outra em Botafogo em frente à favela Dona Marta ou próximo ao Shopping Rio Sul, e Laranjeiras. 


No evento, que aconteceu na cidade de Schwanau, foi entregue o “tatuzão”, um equipamento de 11 metros de altura, equivalente a um prédio de quatro andares e que pesa cerca de 2 mil toneladas ao custo de R$ 100 milhões, sendo o maior e mais caro já utilizado na América Latina. Capaz de cavar tanto rocha quanto areia subterrânea sem necessidade de bate estacas, explosões com dinamites ou abertura de valas, o equipamento promete escavar de 15 a 18 metros por dia, quatro vezes mais rápido que os métodos utilizados anteriormente. Ainda não há confirmação de onde será construída a estação do Centro, mas a princípio ela ficaria em um segundo nível abandonado da estação Carioca.
Projeto apresentado pelo movimento "Metrô que o Rio precisa" 


Ainda segundo Fichtner, o desejo é deixar o projeto inteiramente pronto e licitado para ser colocado em prática a partir de 2016, quando terminarem das obras da Linha 4, ligando a Zona Sul à Barra da Tijuca, já que a intenção é aproveitar o tatuzão na nova linha. A promessa é que o estudo fique pronto no final do ano e, depois da licitação ser liberada, o plano completo seja elaborado em um ano e meio. A suposição é que a nova linha seja uma extensão da linha 4, ligando diretamente o Centro, não somente à Gávea, mas à Barra da Tijuca sem necessidade de fazer baldeação.


Primeiro, o governo estadual não quis construir a estação da Gávea em dois níveis. Com apenas um nível, ela seria ligação entre Leblon e Zona Oeste, o que dificultaria um futuro projeto para construção de uma nova linha na Zona Sul nos próximos anos. Foi graças às manifestações da sociedade civil, principalmente ao movimento “O metrô que o Rio precisa” que a extensão Gávea-Centro entrou nos planos de expansão. Nos últimos anos, representantes de inúmeras associações de moradores das zonas sul e norte também protestaram pedindo uma ligação pela Linha 1 entre a Gávea e a estação Uruguai, que está sendo construída na Tijuca e deve ficar pronta no final do ano que vem. Sobre esse projeto, o governo ainda não se pronunciou.