Quem somos

Este blog tem o objetivo de publicar a produção de textos dos alunos das turmas de Laboratório de Jornalismo Impresso, PUC-Rio, 2012.2.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Morro da Conceição de cara nova


Sarah Bazin

Jardim Suspenso do Valongo
Foto: Anderson Carioca
A região do Morro da Conceição, no centro do Rio de Janeiro, é uma das mais antigas da cidade e contém um repertório histórico como poucas. Era ali que, a partir do século XVIII, os escravos desembarcavam no porto, e onde surgiu o samba. Por essas razões a área é chamada de pequena África. Com o passar dos anos, se tornou uma das regiões mais degradadas da cidade, com ponto de drogas, prostituição, roubos e assaltos..

Desde o início da reforma da zona portuária, o morro ganhou grande atenção. O lugar tem vários atrativos turísticos, como a Pedra do Sal e a sua roda de samba; o Jardim Suspenso do Valongo, e os jardins criados pelo paisagista Luis Rei na época da Reforma Pereira Passos; além dos sobrados históricos construídos nos séculos XIX e XX.

Como acontece em grandes reformas para revitalizar áreas históricas, alguns detalhes do que era antigamente são apagados para a chegada do novo. As vielas do Morro da Conceição, por exemplo, que antes eram todas feitas de paralelepípedos, estão recebendo grandes camadas de cimento. De um ponto de vista é muito bom, pois possibilita a passagem de deficientes físicos e protege os pedestres com as calçadas regulares, mas por outro retira a historicidade e a uma das marcas do local.

Outra crítica feita por moradores do morro é que o restauro do Jardim Suspenso do Valongo está sendo feito sem seguir o plano original de Luis Rei, retirando a originalidade do lugar. Também as estátuas que ficavam em pedestais no jardim foram retiradas pela prefeitura por causa de vandalismos, e até hoje não foram devolvidas, embora a prefeitura prometa que serão reinstaladas ao final da reforma.

Apesar de várias reclamações, há também quem elogie o trabalho feito do Morro da Conceição. A escavação que redescobriu o antigo Cais do Valongo, na Avenida Barão de Teffé, se tornou um ponto de arqueologia que pode ser visitado; a Praça Jardim Morro do Valongo foi toda refeita e hoje conta com belos canteiros de flores coloridas; a maioria dos sobrados do morro foram revitalizados e dão um belo contorno às vielas, todas as calçadas e escadas foram refeitas, recuperando o cenário e o espírito de um importante momento da história da cidade.