Quem somos

Este blog tem o objetivo de publicar a produção de textos dos alunos das turmas de Laboratório de Jornalismo Impresso, PUC-Rio, 2012.2.

quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Natação: casa nova para não repetir velhos problemas


Leandro Garrido

Uma das principais modalidades dos Jogos Olímpicos e sempre esperança de medalha para o Brasil, a Natação terá nova casa em 2016. Todas as provas, independente do estilo, serão realizadas no Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos, a ser construído no Núcleo do Parque Olímpico, na Barra da Tijuca ao custo de R$ 109 milhões. O local também vai receber as apresentações de Nado Sincronizado.

Construído em 2006, o Centro Aquático Maria Lenk abrigou as provas aquáticas do Pan-Americano de 2007. A previsão era de que abrigasse todas as modalidades aquáticas nas Olimpíadas do Rio. No entanto, o Governo Federal admitiu que o complexo não está nos padrões estabelecidos pelo Comitê Olímpico Internacional.

Segundo exigência do COI, para sediar as finais de Natação é preciso que o local de competição tenha capacidade de 15 mil pessoas. O Maria Lenk atualmente comporta público de até 6.500 pessoas, enquanto o novo estádio promete 18.000 assentos temporários em uma estrutura permanente.

As discussões a respeito da utilidade do Estádio Olímpico de Desportos Aquáticos após os Jogos remetem às promessas anteriores de reutilização das estruturas do Pan. A Prefeitura afirma que o novo complexo funcionará como um Centro Olímpico de Treinamento, tendo seus assentos removidos e sua instalação reformada para acomodar futuras estruturas administrativas e de pesquisa. O local também deve ser aberto ao público, assim como vai ocorrer com o Aquatics Centre, a casa da Natação nos Jogos de Londres.

O jornalista e professor universitário Fernando Vives  lembrou que em 2007 a promessa foi de que, se o Rio de Janeiro viesse a sediar as Olimpíadas, a cidade teria condições de usufruir das estruturas do Pan-Americano, principalmente o Maria Lenk, que precisaria passar apenas por pequenas reformas. O Centro Aquático, porém, só vai receber as competições de saltos ornamentais e polo aquático.