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Este blog tem o objetivo de publicar a produção de textos dos alunos das turmas de Laboratório de Jornalismo Impresso, PUC-Rio, 2012.2.

quinta-feira, 4 de outubro de 2012

Rio pode receber mais 160 km de ciclovia até 2016

Leandro Garrido

Na busca por alternativas para o movimentado trânsito da cidade, a Prefeitura do Rio de Janeiro pretende estimular o uso de bicicletas não só com um viés turístico, mas também como meio de transporte. No último dia 21, foi lançado o primeiro mapa cicloviário carioca, que indica o traçado de ciclovias em diversos bairros cariocas.


Novas rotas para ciclistas (Foto: Divulgação)

Inspirada em Londres, que viu o uso de bicicletas dobrar desde que a nova política de ciclovias foi implementada, em 2010, a medida busca incentivar um novo hábito de locomoção no Rio e criar uma alternativa para os constantes congestionamentos da cidade. Até 2016, ano das Olimpíadas, a prefeitura tem como meta  sair dos 290 km de ciclovia atuais e chegar a 450 km, superando até mesmo Amsterdã, a 'capital' ciclística, com seus 400 km            

Além do mapa e das novas ciclovias, a Prefeitura também pretende ampliar o Bike Rio, que atualmente conta com 580 bicicletas espalhadas por 58 pontos na capital e já alcançou a marca de 1 milhão de viagens. O atual sistema já enfrenta problemas para atender à crescente demanda pelo serviço e deve receber novas estações até o fim de 2013.

Apesar de diversas ações e da vontade de incluir as bicicletas na rotina carioca, muitos pontos da cidade não apresentam estrutura suficiente para comportar um sistema de ciclismo, principalmente no que se diz respeito à sinalização. O movimento Bicletada Rio chama a atenção para a imprudência e falta de respeito dos motoristas com os ciclistas, que acaba resultando em acidentes de trânsito. Como forma de tentar prevenir novos casos, o movimento Conviva mantém em seu site informações a respeito de como se locomover com segurança nas ruas das grandes cidades.
           
O candidato a vereador Professor Washington Reis atenta para outro problema comum do Rio de Janeiro: a falta de bicicletários. Segundo ele, o anúncio da prefeitura em ampliar as ciclovias é bem vindo, contanto que a cidade esteja apta para comportar a quantidade de ciclistas que é esperado na utilização da via. Para o também candidato a vereador Carlos Pedala, que baseia toda sua candidatura no apoio ao ciclismo, as bicicletas devem fazer parte do cotidiano da cidade. Ele reforça o argumento de que é um meio de transporte barato, ecologicamente correto e democrático.