Quem somos

Este blog tem o objetivo de publicar a produção de textos dos alunos das turmas de Laboratório de Jornalismo Impresso, PUC-Rio, 2012.2.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Apartamentos olímpicos serão vendidos em 2013


Angélica Veiga

No mês de junho, os técnicos do Comitê Olímpico Internacional (COI) vieram ao Brasil liberar o início das obras para a Vila Olímpica, que será construída na Barra da Tijuca. O novo projeto, com investimento privado das construtoras Odebrecht, Andrade Gutierrez e Carvalho Hosken, tem por objetivo atender as necessidades dos atletas e ser vendido pós-jogos.

Com previsão de custo de R$ 854 milhões, o espaço abrigará os quase 16 mil atletas que participarão das competições. Será construído, nos 62 hectares, mais de 30 prédios, área médica e ambiente de lazer. Cerca de 60% do terreno será usado para estrutura de treinamento. Tudo isso tem prazo de conclusão para 2015.

O Diretor de Relações do COI, Mario Clienti, lembra que um ponto positivo nas Olimpíadas de Londres foi o foco nos atletas. Para ele, a vila olímpica do Rio deverá seguir esse modelo aproveitando o clima descontraído e natural da cidade. Com o objetivo de dar prioridade aos atletas, o Comitê Nacional para assuntos da vila tem os escalou Bernardo Alvarenga, ex-nadador, e o Bruno Souza, do handebol, como membros oficiais. Eles vão cuidar para que as medidas tomadas atendam tanto as preocupações esportivas quanto a dos futuros moradores.

Na busca por cumprir as metas os 952 primeiros apartamentos devem começar a ser vendidos no início de 2013 e, aos poucos, os demais sigam a demanda do mercado. A estimativa total de vendas é de R$2,5 bilhões, segundo a revista Grandes Construções. A Odebrecht anuncia seu projeto como uma construção duradoura que deixará “o legado dos Jogos”.

Outra preocupação do plano piloto é a ligação entre a vila e os locais de competições. A Odebrecht promete interligar a vila aos meios de transportes públicos, como a Transoeste e nova linha do metrô. Calcula-se que os atletas gastem um tempo médio de 10 a 15 minutos para chegar até o campo de treinamento e no máximo 50 minutos para estar nos locais de competições, nos bairros de Deodoro, Maracanã, Barra da Tijuca e Copacabana.