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Este blog tem o objetivo de publicar a produção de textos dos alunos das turmas de Laboratório de Jornalismo Impresso, PUC-Rio, 2012.2.

quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Transbrasil promete fluxo de 900 mil pessoas por dia

Otavio Rodrigues

A presidente Dilma Rousseff e o prefeito Eduardo Paes anunciaram que o governo federal financiará o expresso BRT (Bus Rapid Transit), da Transbrasil, corredor que ligará Deodoro ao Aeroporto Santos Dumont. Por meio dos recursos do PAC da Mobilidade Urbana, cerca de R$ 1,129 bilhão serão investidos na construção da via. Para completar o orçamento, a Prefeitura vai aplicar 171 milhões de reais.

O corredor expresso terá 23 quilômetros de extensão, e passará em seu trajeto pelas avenidas Presidente Vargas e Francisco Bicalho. Dessa forma, o novo sistema de transporte ligará as zonas Oeste, Norte e Centro da cidade do Rio de Janeiro. Ainda de acordo com a Prefeitura, a BRT Transbrasil será responsável por transportar a maior demanda de passageiros do mundo. A expectativa é de que o corredor receba uma média de 900 mil pessoas por dia. Além disso, a via expressa da Transbrasil terá conexão com os corredores Transcarioca e Transolímpico. No entanto, para o engenheiro e diretor de implantação de projetos logísticos da Vale Fernando Mac Dowell, que concedeu uma entrevista ao site Caoscarioca, as expectativas da Prefeitura estão longe de serem atingidas, caso o investimento seja feito somente no corredor da BRT Transbrasil (Deodoro-Aeroporto Santos Dumont). Para o engenheiro, o sistema de BRT é um meio de transporte de média capacidade. Portanto, para a Transbrasil ser eficiente, a Prefeitura também precisaria investir em outros meios de transporte, como o Metrô e a Supervia. Qualificando as linhas já existentes do metrô e construindo uma linha de trem paralela à Transbrasil, o fluxo de passageiros seria dividido.

Para a construção da Transbrasil, a secretaria municipal de obras anunciou que a pavimentação e a urbanização das vias ao longo do trajeto serão melhoradas, um trecho da Avenida Brasil será alargado e a rede de drenagem de toda a via será reestruturada. Aa professora da UERJ e vereadora do Rio de Janeiro Sonia Rabello está preocupada com as comunidades que serão atingidas pela construção das vias da Transbrasil. Para a vereadora, os dados da Prefeitura não respondem como e para onde os moradores serão levados

Segundo a Prefeitura, as obras devem ser iniciadas ainda neste ano e tem a previsão de 36 meses de duração. Dessa forma, a BRT Transbrasil terminaria de ser construída em 2015, a apenas um ano dos Jogos do Rio de Janeiro terem início.