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Este blog tem o objetivo de publicar a produção de textos dos alunos das turmas de Laboratório de Jornalismo Impresso, PUC-Rio, 2012.2.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Fábrica de concreto reduz impactos no trânsito

Projeto da Vila Olímpica 2016 (Foto: Divulgação/Ilha Pura)

Babi Costa

A cidade do Rio de Janeiro tem mais de 2 milhões de carros circulando pelas ruas. E foi para tentar reduzir os impactos nas vias da Barra da Tijuca que a empresa Ilha Pura, responsável pela obra da Vila Olímpica, que abrigará os atletas nos Jogos de 2016, criou a própria fábrica de concreto. Se a pequena indústria não existisse a previsão é que os caminhões teriam que fazer 64 viagens diárias para levar o material. Até o final da obra seriam um total de quase 38 mil viagens.

Segundo a Coordenadoria de Vias Especiais (CVE) da CET-Rio a Autoestrada Lagoa-Barra, que liga a Zona Sul a Zona Oeste da cidade, teve um aumento em 40% na sua frota de circulação diária, em relação a 2010. A Linha Amarela, via vizinha a obra, passou a receber 200 mil carros a mais por dia, o que representa um aumento de 133%, comparado ao ano de 2010.

A fábrica especial está sendo montada dentro do espaço da obra na Barra da Tijuca, próximo ao Rio Centro, o total da área destinada a Vila dos Atletas é de 1 milhão m². A indústria é capaz de produzir 300 mil metros cúbicos de massa, ou seja, 300 milhões de litros, quantidade suficiente para suprir as necessidades da obra. Segundo o cálculo da empresa responsável pela Vila Olímpica, com o concreto produzido no quintal da obra seria possível erguer cinco Maracanãs.

A estrutura da fábrica foi montada para servir a obra dos 31 prédios de 17 andares cada um. No total serão 3.604 apartamentos de 2, 3 e 4 quartos, sendo o menor de 78 m². O local ainda contará com um parque de 65 mil metros quadrados. Os edifícios irão abrigar os quase 18 mil atletas que participarão dos jogos no Rio, serão vendidos e entregues aos novos moradores em 2017.

Nas Olímpiadas da Londres a sustentabilidade também foi uma marca. A fábrica de concreto dos ingleses foi erguida perto de uma estação de trem e produziu grande parte do material necessário para realizar diversas reformas e construções. Todo o cimento foi transportado até as obras pelos trilhos.