Quem somos

Este blog tem o objetivo de publicar a produção de textos dos alunos das turmas de Laboratório de Jornalismo Impresso, PUC-Rio, 2012.2.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Hóteis flutuantes são alternativa de hospedagem


Taise Parente

Foto: Portal Marítimo
O Tribunal de Contas da União suspendeu a licitação para a construção de um novo píer em formato de Y no Rio de Janeiro que teria capacidade para ancorar até seis transatlânticos. O relatório apresentado pelo tribunal denuncia irregularidades no projeto e pede explicações quanto ao processo de escolha do consórcio ganhador da licitação. O documento dá ainda um prazo de quinze dias para que a Companhia Docas do Rio de Janeiro se manifeste. Durante o período, as obras, que deveriam ter começado em maio de 2011, ainda não podem ser iniciadas. 

O novo píer do Rio de Janeiro é um projeto para a Copa do Mundo de 2014, mas que entrou na lista de preparativos para as Olimpíadas de 2016 do Comitê Olímpico Internacional (COI). A intenção é aumentar a capacidade hoteleira da cidade em cerca de 10 mil quartos, usando como hotéis flutuantes seis transatlânticos ancorados na Baía de Guanabara. O projeto é uma das prioridades do COI. A prefeitura prometeu a criação de 12 mil novos quartos para que a cidade se adapte à exigência do COI, que é de 40 mil quartos para atletas e comitivas e outros seis mil para uso habitual da cidade e espectadores. Hoje a cidade tem cerca de 26 mil quartos e com o projeto do píer poderia aumentar a capacidade de hospedagem sem inchar a rede hoteleira. O modelo de hotéis flutuantes já foi usado com sucesso em outras edições dos jogos, como Atenas, em 2004 e Barcelona, em 1992.

A estratégia para aumento de hospedagem também passa por outras soluções, como a criação do portal Hospeda Rio pela Prefeitura da cidade. O site pretende facilitar o aluguel de quartos e apartamentos por temporada e segue uma tendência do mercado: o comércio online. Segundo uma enquete realizada pelo Sindicato da Habitação da cidade, SECOVI-RJ, de 13 de julho a 21 de setembro de 2011, 40% dos entrevistados afirmam procurar os sites das imobiliárias para alugar ou comprar imóveis. Já os classificados dos jornais ficaram com 32%. O movimento é condizente com o aumento de casas com acesso à internet no Brasil. Segundo a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílio, PNAD, do IBGE, em 2009 cerca de 16 mil residências tinham acesso à internet, enquanto em 2011 esse número aumentou para mais de 22 mil.

O governo federal também adotou estratégias para alinhar a hospedagem do país ao resto do mundo. A partir do estudo de modelos internacionais, o Ministério do Turismo adotou uma classificação dos hotéis por número de estrelas. A inspeção é feita pelo Instituto Nacional De Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial, Inmetro, e depende da vontade do próprio hotel. Segundo o Instituto, o objetivo é criar um padrão de qualidade que facilite a vida dos visitantes na hora de escolher onde ficar. Até o momento apenas um estabelecimento no Rio de Janeiro foi classificado, mas a ideia é que no futuro todos os hotéis sejam obrigados a entrar no jogo por uma exigência do próprio mercado e dos turistas. O Inmetro afirma ainda que será construído um Hotel Conceito em Xerém, RJ, para que os donos das redes hoteleiras possam visitar e adequar seus estabelecimentos ao novo padrão de qualidade. Com isso, o governo pretende não só se adequar numericamente aos padrões exigidos pelo COI, mas também qualitativamente em relação ao modelo internacional.