Quem somos

Este blog tem o objetivo de publicar a produção de textos dos alunos das turmas de Laboratório de Jornalismo Impresso, PUC-Rio, 2012.2.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Rio Cidade Olímpica é prioridade para Eduardo Paes

Bruna Scot

O prefeito Eduardo Paes, reeleito com 65% dos votos, terá que conciliar o dia-a-dia da prefeitura com a reta final das obras que transformam a cidade. O prazo para a alteração de todos os projetos que envolvem as Olimpíadas de 2016 é 31 de outubro. A partir daí, nada poderá ser mudado nos planos das obras. 

Grande parte das promessas de campanha do prefeito foram relacionadas ao desenvolvimento da cidade para cumprir as exigências do Comitê Olímpico Internacional. O investimento na Zona Oeste e no porto da cidade aparecem como destaques na lista de objetivos do governo de Eduardo Paes. 

Um dos pontos mais ressaltados pelo prefeito reeleito é a importância das parcerias com o governo federal e com empresas privadas. Com isso, ele pretende continuar investindo nas obras de grande porte e cumprir os prazos – considerados “apertados” pelo presidente da comissão de coordenação do COI, Nawal El Moutawakel.

A grande preocupação do COI, é com a entrega do Parque Olímpico, no Recreio, e o complexo de Deodoro. O primeiro vai abrigar 15 modalidades olímpicas e o centro de imprensa. Já o segundo será palco de mais sete modalidades, além de outras instalações olímpicas. As obras começaram em junho, mas o resultado do projeto arquitetônico vencedor saiu apenas em agosto – o desenho será do escritório Aecom, o mesmo que construiu o Parque Olímpico de Londres. 

O Parque Olímpico, o Complexo de Deodoro e o Porto Maravilha são as obras prioritárias, segundo o diretor executivo de Jogos Olímpicos do COI, Gilbert Felli. Apesar da importância, alguns projetos têm esbarrado em questões sociais.

Dentro do Parque será construído o novo autódromo, mas para isso haverá a remoção de 500 famílias que vivem no local. Elas serão realojadas em casas entregues pelo projeto “Minha Casa, Minha Vida”. O impasse com os moradores fez com que a licitação das obras fosse travada pela justiça, no início do ano. 

Por outro lado, a remoção do Elevado da Perimetral, uma das promessas do Porto Maravilha, tem dividido opiniões – principalmente durante a campanha eleitoral para prefeito do Rio. Quem mais criticou a retirada do viaduto foi o candidato Otávio Leite (PSDB), que afirmou ser um retrocesso para o trânsito da cidade. 

Em meio a prazos apertados e conflitos judiciais, Eduardo Paes tem uma vantagem: poderá, com a Copa do Mundo de 2014, testar o funcionamento de projetos que já estão em vigor, como os ônibus de transporte rápido (BRT e BRS), a expansão do metrô e os novos trens, e o aumento do número de quartos de hotéis.