Quem somos

Este blog tem o objetivo de publicar a produção de textos dos alunos das turmas de Laboratório de Jornalismo Impresso, PUC-Rio, 2012.2.

quinta-feira, 18 de outubro de 2012

Vila Olímpica ameaça área de proteção ambiental

Google Earth


Otavio Rodrigues

Após nove anos de impasse, a área militar de 26 mil m² que margeia a Estrada Rio Jequiá, na Ilha do Governador, foi cedida à Prefeitura do Rio. Em seu lugar, cerca de R$ 19,1 milhões de reais serão investidos para a construção de uma vila olímpica para os moradores do bairro, além de uma escola municipal.

O objetivo da prefeitura é proporcionar uma área de lazer para a população da Ilha do Governador, que ainda poderá oferecer uma enorme variedade de atividades físicas. O projeto prevê a construção de uma pista de atletismo, uma piscina semiolímpica, um campo de futebol em grama sintética, quadras polivalentes, além da escola, que terá dois prédios com 13 salas de aula.

No entanto, parte da população da Ilha do Governador alega que a região onde a Vila Olímpica está sendo construída é uma Área de Preservação Ambiental e Recuperação Urbana, onde se encontra, por exemplo, o Manguezal do Rio Jequiá. Por conta disso, o movimento “Vila Olímpica SIM! Desmatar Não!” foi criado para preservar a vegetação da Ilha. Os moradores, que fizeram um abaixo assinado como forma de protesto, ainda relatam que ao lado da APARU, onde está sendo construída a Vila Olímpica, existe uma área desapropriada, que seria muito mais propícia para a finalidade do projeto.

Apesar das críticas, o vice-prefeito do Rio Janeiro e, na época, Secretário Municipal do Meio Ambiente, Carlos Alberto Muniz, garantiu que a área verde da região será preservada e a APARU não será desmatada. Em julho de 2011, as obras d foram paralisadas porque, segundo a Rio Urbe, órgão responsável pelo projeto, era necessário que a Prefeitura recebesse licenças ambientais e uma concessão da Marinha, para a área de Proteção Ambiental receber a vila sem problemas. O término das obras continua com a previsão de ser concluída em maio de 2013.