Camila Chahon
Diferente das edições anteriores, os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro terão 28 esportes, totalizando 38 modalidades, enquanto Londres teve 26 esportes e apenas 29 modalidades. Duas vagas estavam em aberto e sendo disputas por: rugby, squash, caratê, patinação sobre rodas, golfe, softbol e beisebol, todos ex-participantes dos jogos. Rugby e o golfe venceram a votação e foram os últimos esportes a completarem o quadro de esportes.
Por não ter uma tradição nesses esportes, o Rio de Janeiro também não tem o lugar adequado para realizar as competições. O rugby, assim como o futebol, é praticado em campos de grama e meias, chuteiras e bola completam as necessidades para a prática. Pela grande semelhança do rugby com o futebol, o Comitê Olímpico Internacional (COI) selecionou o Estádio Olímpico João Havelange e o São Januário – sede do clube Vasco da Gama - como possíveis casas do esporte, mas a preferência pela sede vascaína é grande. Caso seja escolhido, o estádio passará por reformas.
A confirmação do rugby como esporte Olímpico veio quando Londres estava se preparando para sediar os jogos que foram realizados este ano. Como o rugby é um esporte tipicamente londrino, os ingleses então sugeriram a entrada do esporte nos jogos como uma demonstração. Para isso, o governo construiu um estádio olímpico – a ser dividido entre o atletismo, o rugby e o futebol - com capacidade para 80 mil pessoas.
Há 112 anos longe das Olimpíadas, o golfe retorna em grande estilo. Um projeto foi selecionado através do Concurso Nacional de Projetos de Arquitetura, do IAB-RJ, e será construído às margens da Lagoa do Marapendi, na Barra da Tijuca. Com aproximadamente 950 mil metros quadrados, o terreno tem , áreas em degradação que será integrada à Área de Proteção Ambiental (APA) do Parque Municipal Ecológico do Marapendi e terá toda sua vegetação restaurada.
![]() |
Fonte: Rio 2016 |
Pedro Évora, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto, tem motivos de sobra para comemorar. Seu avô foi um dos atletas que ganharam a primeira medalha olímpica do Brasil (bronze) em esportes coletivos, com o basquete, na primeira edição dos Jogos Olímpicos de Londres, em 1948.
Outros esportes, assim como o rugby e o golfe, também foram excluídos das Olimpíadas. O Croquet deixou de ser parte do programa olímpico devido à falta de interesse do público. Já o Polo Equestre foi pelos altos custos de transportes e cuidados necessários - cada jogador utiliza, em média, sete cavalos por jogo e cada partida tem sete tempos, o que dá uma exigência de XX cavalos por jogador.