Quem somos

Este blog tem o objetivo de publicar a produção de textos dos alunos das turmas de Laboratório de Jornalismo Impresso, PUC-Rio, 2012.2.

terça-feira, 16 de outubro de 2012

Campanha para mascote das Olimpíadas influencia medidas ambientais

Georgia Gomide

O macaco muriqui é um dos três candidatos a mascote dos Jogos Olímpicos em 2016, a ser escolhido pelo governo do estado. O animal, ameaçado de extinção, foi escolhido por apresentar comportamento solidário e trabalhar harmoniosamente em equipe, características que reforçam o ideal olímpico. Acampanha para que o macaco muriqui - maior primata das Américas - seja o novosímbolo dos jogos faz parte do projeto “Aquele Abraço” desenvolvido pelo INEA(Instituto Estadual do Ambiente) em parceria com a Eco-Atlântica e com o apoiodo grupo EBX, de Eike Batista.Biólogos do Inea afirmam que a indicação do muriqui para símbolo dos jogos olímpicos é uma forma de chamar atenção para a necessidade de se preservar o meio ambiente e proteger espécies em ameaça de extinção. Dessa forma, a campanha não serviria apenas para a escolha do mascote, mas também como forma dos ambientalistas chamarem atenção para o processo de extinção da espécie do primata.

Outra ação de preservação do macaco muriqui é um projeto de implantação do corredor ecológico financiada pelo Grupo EBX em uma área de aproximadamente 400 mil hectares localizada entre os parques estaduais do Desengano, no norte fluminense que abrange os municípios de Santa Maria Madalena, Campos e São Fidélis; dos Três Picos, região serrana do estado que abrange municípios como Silva Jardim, Nova Friburgo, Teresópolis e Guapimirim; e a Reserva Biológica da União em Casimiro de Abreu. O objetivo da iniciativa éunir três grandes parques de preservação para contribuir com a preservação domacaco muriqui. Segundo o diretor de Sustentabilidade da EBX, Paulo Monteiro,nove mil hectares já foram reflorestados graças à iniciativa.


Corredores ecológicos são conexões de zonas verdes entre áreas que sofreram desmatamento ou qualquer interferência. A iniciativa promove ações de preservação e replantio de espécies em processo de ameaça. Os corredores formam caminhos para o livre fluxo da vida selvagem. O projeto do corredor ecológicofaz parte de um programa regional de conservação e restauração florestal emlarga escala.

No lançamento da candidatura do macaco muriqui, em outubro do ano passado, o secretário estadual do ambiente (SEA), Carlos Minc anunciou a criação do Parque Estadual da Pedra Selada, na região de Mauá. A unidade de conservação é uma iniciativa do governo estadual que conta com sete mil hectares e está localizada numa região considerada habitat natural do macaco muriqui. Além da criação das unidades de conservação, que conta com dois parques estaduais e ampliação dos existentes, a Secretaria do Ambiente lançou também campanha para a conscientização das espécies ameaçadas no estado fluminense.


A escolha do macaco muriqui para mascote dos Jogos Olímpicos ainda está em discussão na Secretaria estadual do Ambiente. O primata já conseguiuadesões importantes, em uma campanha apoiada pelo grupo EBX, que investiu R$400 mil no material de divulgação da campanha do muriqui. São camisetas e bonés com a imagem do muriqui, que conta ainda com apoio de artistas como Chico Buarque, Gilberto Gil e Camila Pitanga.


Apesar de o macaco muriqui ser o único que já teve uma campanha lançada, segundo o Comitê Olímpico Brasileiro (COB) há ainda dois outros candidatos a mascote olímpico; a arara-azul e o papagaio Zé Carioca. A ideia de incluir a arara-azul na disputa tem a ver com o sucesso do filme Rio (2010) onde a ave era o personagem principal. Já o personagem Zé Carioca foi cotado por já ter representado o Brasil no exterior na época de Carmen Miranda. Há ainda um terceiro provável candidato; o mico leão-dourado, candidato que ainda não foi reconhecido pelo COB.